/

Aqüífero Guarani ameaçado pela farra das licenças em MS?

2 minutos de leitura
Mapa esquemático do Aqüífero Guarani.

 

O jornal Correio do Estado noticiou no dia 13 de setembro sobre o que chamou das “farra das licenças” do Instituto de Meio Ambiente de MS, Imasul.

Apuração foi aberta depois de denúncia do Fórum da Cidadania sobre uma “farra das licenças” que autorizam perfuração de poços artesianos em Campo Grande.

Segundo o jornal “O promotor Alexandre Lima Raslan notificou o secretário de Meio Ambiente do Estado, Jaime Verruck para que repasse ao MP, no prazo de 15 dias contados da última terça-feira, detalhamento de todas as concessões de outorgas fornecidas a empresas para que perfurem o solo. Integrante do Fórum da Cidadania, Haroldo Borralho afirma que o Imasul tem “invadido” a competência da concessionária Águas Guariroba, única responsável por autorizar perfuração do solo. “Há descontrole total de poços em Campo Grande. A perfuração de artesiano, semiartesiano e de boca contamina o lençol freático. O Imasul interfere em área que não é dele. Tem uma concessionária privada que trata disso”, afirma Borralho. Em um dos casos de concessão expedida pelo Imasul, a empresa que recebeu a concessão tem que devolver ao Estado valor de R$ 60 mil. Nos últimos dois meses, segundo o integrante do Fórum, foram cerca de quatro concessões autorizadas pelo Imasul”.

Mapa esquemático do Aqüífero Guarani.
Mapa esquemático do Aqüífero Guarani. Fonte: www.sg-guarani.org

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog