/

Pesquisador encontra espécie de abelha quase extinta em Hamburgo

1 min de leitura

Por G1

Um pesquisador alemão encontrou na região do aeroporto de Hamburgo uma espécie de abelha quase extinta, a Andrena nigriceps, anunciou nesta segunda-feira (2/01) a Fundação Alemã para Animais Selvagens. A última vez que esta espécie havia sido vista nesta região foi em 1938.

“Não contava com isso”, disse Christian Schmid-Egger, pesquisador que descobriu a Andrena nigriceps, no âmbito de um projeto que visa criar uma lista de abelhas ameaçadas de extinção em Hamburgo.
As abelhas selvagens são especialmente ameaçadas devido a sua próxima ligação com o habitat. Cada espécie possuiu um local específico para a construção da colmeia e um tipo próprio de alimentação. Desta maneira, a diminuição da biodiversidade e a redução da variedade de plantas impactam diretamente nesta espécie de inseto.

A descoberta da Andrena nigriceps faz parte de um projeto de proteção às abelhas da Fundação Alemã para Animais Selvagens. Desde junho de 2016, o aeroporto de Hamburgo disponibilizou parte de sua área para proteger este tipo de inseto.
Na Alemanha, há cerca de 560 espécies de abelhas selvagens, a metade delas está ameaçada de extinção. Estima-se que 67 espécies já foram extintas ou estão quase extintas, como a Andrena nigriceps.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.