//

Bacia do Paraguai e o Pantanal entre as regiões com menor umidade no Brasil

1 min de leitura
Imagens do satélite Sentinel-2 mostram o aumento do estresse hídrico da vegetação no Pantanal, indicado pelas áreas em laranja. As regiões em azul mostram a presença de água.

Por Fernanda Cano e Alcides Faria, responsáveis pela área de clima na Ecoa.

Informações do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgadas no dia 17/8 mostram que municípios da alta bacia do rio Paraguai (BAP) estiveram entre os com menor umidade do Brasil. A BAP é onde está o Pantanal.

Os municípios informados pelo INMET que pertencem a BAP são Cuiabá, no Mato Grosso, e Porto Murtinho, no extremo sul da planície, Aquidauana, Corumbá, Miranda (principais municípios que compõem a planície), Sonora, São Gabriel do Oeste, Jardim e Miranda – estão localizados no planalto da BAP, onde estão as nascentes dos rios formadores da planície.

Esse quadro reforça o alerta sobre condições favoráveis aos incêndios que apresentamos com base no estresse hídrico da vegetação no Pantanal, indicada pelo satélite Sentinel-2 no dia 13 de agosto. Outros elementos a se considerar, além da baixa umidade, do estresse hídrico, e gradativa queda dos níveis do rio Paraguai (reduz área inundada) é o aumento na velocidade dos ventos – nesta semana podem alcançar até 50 km/hora em algumas regiões do Pantanal.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog