////

Rios do Pantanal: Bacia Hidrográfica do rio Cabaçal

3 minutos de leitura
Rio Cabaçal

Localização: A bacia hidrográfica do rio Cabaçal está localizada na região sudoeste do estado de Mato Grosso. Ocupa 10 dos 22 municípios que compõem a região de planejamento do Estado e totaliza uma área de, aproximadamente, 5.450,9018 Km², distribuídos nos três biomas brasileiros presentes no estado de Mato Grosso: Amazônia, Cerrado e Pantanal. 

Trecho do Rio Cabaçal em Cáceres (MT). (Foto: Leandro Obadowiski)

Municípios: Os municípios que abrigam a bacia estão todos localizados no estado de Mato Grosso e são: Reserva do Cabaçal, Salto do Céu, Barra do Bugres, Araputanga, Rio Branco, Lambari D’oeste, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D’oeste, Curvelândia e Cáceres (Carvalho et al., 2015).

Economia: A atividade agropecuária predomina na bacia e, com isso, registra-se um processo de degradação (desmatamentos, voçorocamentos e assoreamentos) intenso.

Outros pontos relevantes: A população local (sitiantes, funcionários, donos de pousadas e pesqueiros) que vive na margem direita do rio Cabaçal está preocupada com a diminuição do fluxo de água no leito e a formação de barras de sedimento, processo que dificulta a navegação no período de estiagem. Há, portanto, um novo canal evoluindo para canal principal e isso pode fazer o leito atual do rio perder a conexão e tornar-se um meandro abandonado. Na bacia ainda não há usina hidrelétrica em operação, mas há 7 PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) em diferentes fases de projeto. A PCH Cabaçal 1 encontra-se na parte jusante de uma cascata de reservatórios situada no rio, onde a área de drenagem é de 1106 km². 

Esta publicação faz parte de um levantamento sobre as sub-bacias da Bacia do Alto Paraguai para a formação de um Mapa Interativo:

Visualizar mapa na tela inteira

Nathália Rocha

Este levantamento foi realizado por Nathália Rocha. Nathália é graduada em Ciências Biológicas (UFMS) e Mestranda em Ecologia e Conservação (UFMS). Atuou como pesquisadora na Ecoa entre 2019 – 2020 no Programa Oásis de Conservação de Polinizadores e na Agenda de Infraestrutura e Energia.

Referências:

Carvalho et al., 2015. Susceptibilidade e Potencial Atual À Erosão Hídrica Dos Solos Na Bacia Hidrográfica Do Rio Cabaçal, Mato Grosso, Brasil.

Foto de Capa: Via Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cabaçal

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog