Barragens no Rio Santa Cruz ameaçam destruir Glaciar Perito Moreno

2 minutos de leitura

rio perito morenoO governo nacional argentino está a promover a construção de duas barragens (Pte. Néstor Kirchner e Gob. Jorge Cepernic) que afetam de forma irreversível um lugar único no nosso país, o grande rio Santa Cruz. O último rio glacial que corre livre das montanhas para o mar.

É o rio que uniu Charles Darwin e Perito Moreno. Um lugar incrível, que abriga riqueza biológica, arqueológico e geológico ainda aliviado. Um rio transporta nutrientes essenciais para a biodiversidade marinha e cuja função para rica vida marinha sabemos muito pouco. Além disso, entre outras coisas, que gera emprego sustentável para a indústria do turismo local.

As duas barragens não só destruirão este rio único, mas, em particular, o reservatório da barragem de Nestor Kirchner gera pelo menos sérias dúvidas sobre o impacto sobre a dinâmica do Perito Moreno, Upsala e Spegazzini, consagrado como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Sem nenhum estudo independente e prévio sobre os impactos ambientais antes da aprovação e início da obra,  sem audiência pública e sem considerar alternativas com base real de energia, a Lei Geral do Meio Ambiente (25.675), a Lei de Proteção Glacier (26.639) e a Lei Nacional de Parques (22,351) são violadas.

Em termos simbólicos este é um impacto muito significativo, o Parque Nacional Los Glaciares é um ícone global de conservação e nosso maior tesouro natural, juntamente com as Cataratas do Iguaçu.

Dada a gravidade da situação exigimos das autoridades que detenham este projeto até que a aplicação rigorosa das leis ambientais argentinas seja assegurada.

Fonte: Banco de Bosques

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog