////

BID lança convocatória para pesquisas sobre comércio e meio ambiente

4 minutos de leitura

Via Notícias BID

O Instituto para a Integração da América Latina e o Caribe (INTAL) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e o Instituto Interdisciplinar de Economia Política (IIEP UBA-CONICET) da Argentina, lançam hoje a convocatória “A Virada Verde”. O objetivo é  selecionar e financiar até seis propostas de pesquisas vinculadas aos desafios do comércio internacional e ao meio ambiente na América Latina e o Caribe.

Voltado a pesquisadoras e pesquisadores, universidades e think tanks da América Latina e o Caribe, o processo seletivo ficará aberto até 28 de fevereiro de 2023 e visa apoiar trabalhos de pesquisa que permitam gerar diagnósticos e propostas de intervenção específicas em três eixos temáticos:

  • Bens e serviços ambientais e oferta produtiva/exportadora.
  • Política comercial e olhar ambiental.
  • Transição energética e inserção internacional.

“Na transição para um padrão de crescimento mais sustentável, o comércio pode ajudar a gerar novas vantagens comparativas nos países da América Latina e o Caribe que apoiem suas empresas exportadoras na incorporação de tecnologias, fontes de energia e planejamento de processos mais limpos e sustentáveis em suas operações”, afirma Fabrizio Opertti, Gerente do Setor de Integração e Comércio do BID.

O chamado inclui uma linha aberta para pesquisadores em geral e outra dedicada a jovens de até 35 anos de idade. “Acreditamos que acadêmicos, especialistas e jovens pesquisadores podem contribuir para a análise dos desafios e oportunidades das exportações da região, considerando a necessidade de mitigar os efeitos das mudanças climáticas e atingir os objetivos do desenvolvimento sustentável”, explica Ana Basco, diretora do BID INTAL.

Depois de concluída a convocatória, serão escolhidos até seis projetos, que receberão uma contribuição de US$ 8 mil cada.

O BID INTAL faz parte do setor de Integração e Comércio do BID.

Para mais informação sobre os termos e condições da convocatória, acesse o link abaixo:
https://conexionintal.iadb.org/propuestas2022_2023/agenda/BasesyCondiciones_POR.pdf

Sobre o BID
O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.

Sobre o BID INTAL
O INTAL (Instituto para a Integração da América Latina e o Caribe) é um órgão do Banco Interamericano de Desenvolvimento, que faz parte do setor de Integração e Comércio da nomeada Instituição. Criado em 1965, visa promover a agenda de integração regional e inserção internacional dos países da ALC, gerando informação qualitativa e quantitativa, proporcionando análise técnica, dando assistência aos governos, desenvolvendo formação a funcionários públicos e empresários dos países da ALC, divulgando os alcances, benefícios e desafios da integração latino-americana, dentre outras questões.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog