//

BNDES publica Nota de Esclarecimento sobre avaliação do Fundo Amazônia pelo Ministério do Meio Ambiente

2 minutos de leitura
Foto de Valter Campanato (Arquivo/Agência Brasil)

No dia 18/05, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou em sua página uma Nota de Esclarecimento em relação à divulgação recente de ações de avaliação do Fundo da Amazônia pelo Ministério do Meio Ambiente. Entre as questões pontuadas, estão as listadas abaixo.

Transparência: O Banco afirma que proporcionou amplo acesso a todo material relacionado às atividades do Fundo. “A decisão da diretoria de Governo e Infraestrutura de afastar a chefe do Departamento de Meio Ambiente da função comissionada que exercia, reflete prática natural enquanto se esclarecem as questões levantadas, não representando qualquer suspeita específica sobre a conduta dos funcionários do banco”.

Comissão de averiguação interna: A posição do BNDES é a de que as ações como a abertura de comissão de averiguação interna, “se darão apenas depois da instituição ser notificada formalmente pelo MMA, em linha com o compromisso com a transparência e cooperação com as instâncias de controle institucional que vem norteando a ação do Banco”.

Diálogo doadores/organizações: De acordo com a nota, o BNDES tem também promovido o diálogo sobre “a importância de se continuar fortalecendo processos e focar na efetividade das ações do Fundo, encontrando significativo alinhamento a respeito desses temas entre os principais interlocutores. Essa é a tônica em grande parte das organizações de desenvolvimento, inclusive as de caráter multilateral, e está afinada com os objetivos do BNDES”.

A importância do Fundo, segundo o BNDES: O Banco também ressalta que o Fundo Amazônia tem tido papel relevante para a preservação do bioma, “com impacto positivo nas populações dedicadas ao extrativismo e em diversas comunidades indígenas. O Fundo reflete uma experiência de cooperação internacional inovadora e amplamente reconhecida […]”. 

Com informações do BNDES

Foto de Capa: Foto de Valter Campanato (Arquivo/Agência Brasil)

Iasmim Amiden

Jornalista e Coordenadora do Programa Oásis da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)