/////

BNDES vai voltar a financiar projetos no exterior, diz Lula

8 minutos de leitura
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Sylvia Colombo, Folha de São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (23), durante encontro com empresários brasileiros e argentinos, que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) vai “voltar a financiar as relações comerciais do Brasil e projetos de engenharia no exterior”.

Uma das bandeiras do petista, em visita à Argentina nesta semana —a primeira do presidente desde a posse—, é o estreitamento de laços comerciais e a integração regional.

Mais cedo, Lula já havia afirmado que o financiamento de obras na América Latina pelo BNDES seria um “motivo de orgulho” para o Brasil, e que o país tem o dever de ajudar seus vizinhos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em fórum de empresários em Buenos Aires, na Argentina – Luis Robayo – 23.jan.2023/AFP

A atuação do banco de fomento no exterior foi alvo de críticas de opositores em gestões petistas anteriores, e mobilizadas durante a campanha eleitoral por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL).

Um exemplo é o Porto de Mariel, em Cuba, cuja modernização foi feita pela Odebrecht com financiamento do BNDES. Outras obras foram financiadas na Venezuela e Moçambique —que chegaram a dar um calote nos pagamentos em 2018.

Ele disse, ainda, que se os empresários brasileiros mostrarem esforço, as condições para a construção de um gasoduto entre Brasil e Argentina poderão ser criadas.

“Eu tenho certeza que os empresários brasileiros têm interesse no gasoduto, nos fertilizantes que a Argentina tem, no conhecimento científico e tecnológico da Argentina. E se há interesse dos empresários e do governo, e nós temos um banco de desenvolvimento para isso, vamos criar as condições para fazer o financiamento que a gente possa fazer para ajudar no gasoduto argentino”, disse Lula.

BANCO DO BRASIL VAI FINANCIAR EXPORTAÇÕES PARA A ARGENTINA

Além disso, o ministro da Economia, Fernando Haddad, afirmou que o Banco do Brasil irá financiar exportações para a Argentina com a emissão de cartas de crédito.

A medida faria parte de um novo plano para tentar reacender o comércio entre os dois países através do financiamento de exportações. O acordo prevê a abertura de crédito de bancos brasileiros para importadores argentinos e a criação de um fundo pelo governo brasileiro para garantir o pagamento dos empréstimos.

A fala derrubou as ações do banco. Haddad, porém, negou que haverá risco para o BB ou qualquer outra instituição financeira.

“O Banco do Brasil não vai tomar risco nenhum com essa operação de crédito de exportação. Nós vamos ter um fundo garantidor, que é um fundo soberano, que vai garantir as cartas de crédito emitidas pelo BB para os exportadores brasileiros”, repetindo que está sendo negociado um sistema de garantias com a Argentina.

O risco para o banco, diz Haddad, é apenas o de conversão entre o peso e o real. Hoje, com 30 dias, a perda do banco é pequena. Com o aumento do prazo, pode passar a ser maior, mas aí, explica, entra o fundo garantidor de exportações.

Ao mesmo tempo, o governo brasileiro negocia que, a cada operação, o governo argentino irá oferecer colaterais com liquidez internacional –que podem ser títulos da dívida de países estáveis ou contratos futuros de venda de commodities, por exemplo. No caso de a empresa argentina não honrar seu compromisso com o banco brasileiro e o fundo garantidor tiver que ser acionado, o governo brasileiro teria como recuperar os recursos.

“Quem está oferecendo financiamento de médio e longo prazo está levando um comércio que seria natural entre Brasil e Argentina”, disse Haddad a jornalistas em Buenos Aires, citando a China como principal competidor, não na qualidade dos produtos, mas no prazo de financiamento.

“Nossas exportações de manufaturados são para América do Sul. Se a gente perder esse espaço aumenta a desindustrialização na região”, complementou.

A Argentina é o terceiro principal destino das exportações do Brasil e a terceira principal origem das importações brasileiras. Em 2022, do total de 15,4 bilhões de dólares exportados pelo Brasil à Argentina, 91% foram em produtos industrializados.

BRASIL E ARGENTINA TRABALHAM EM PLANO PARA MOEDA COMUM

Outro tema tratado por Lula e Haddad nesta segunda foi a criação de uma moeda comum para relações comerciais entre os países. O petista afirmou que Brasil e Argentina estão trabalhando nesse plano.

A declaração foi dada após uma reunião entre Lula e o presidente argentino, Alberto Fernández, em Buenos Aires nesta segunda-feira (23).

“Acho que com o tempo isso [moeda comum] vai acontecer, e é necessário que aconteça”, afirmou Lula.

A ideia é que a “sur”, como seria chamada, seja uma moeda comum para transações comerciais entre os países. Ou seja, ela não é uma moeda única —Brasil e Argentina seguiriam com o real e o peso, respectivamente.

O presidente brasileiro diz que o projeto de moeda comum será tratado junto a propostas de comércio exterior e de transações feitas pelas equipes econômicas da Argentina e do Brasil, após “muitos debates e reuniões”.

“Se dependesse de mim a gente teria comércio exterior sempre nas moedas dos outros países, para que a gente não precise ficar dependendo do dólar. Por que não tentar criar uma moeda comum entre os dois países, com países do Brics?”, disse Lula.

Com Reuters

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog