/

Bolívia pede ajuda ao Brasil para combater incêndios florestais

1 min de leitura
Imagem: Acervo Ecoa.
  • Uma parte da fronteira oeste do Brasil é com a Bolívia, tendo como linha divisória geral as proximidades do rio Paraguai;
  • O fogo tem transitado nas diferentes regiões pantaneiras compartilhadas;
  • Recentemente a Ecoa enviou uma carta para a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, ressaltando a necessidade de acordos e conversações entre os governos do Brasil, Bolívia e Paraguai para ações conjuntas na fronteira.

O governo da Bolívia pediu ajuda ao Brasil para o combate aos incêndios florestais na fronteira entre os dois países.

Segundo o Itamaraty, a solicitação foi para o envio de dois tipos de aeronaves, tanto para o combate direto às chamas, quanto para o transporte de brigadistas e bombeiros.

Leia mais em:

Pantanal. Fogo sem fronteiras – Bolívia Brasil Bolívia

O pedido é avaliado pelo governo federal. O Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional, vinculado ao Ministério das Relações Exteriores, realiza parte das consultas para a possibilidade de ajuda.

As ações de combate a incêndios no Pantanal têm sido realizadas com o apoio de aeronaves das Forças Armadas e brigadistas.

Incêndio entre Brasil e Bolívia reforça necessidade de acordo entre os países para o trabalho comum de combate, como Ecoa propôs a Marina Silva

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.