///

Ayoreos da Bolívia e Paraguai se declaram em emergência ante os incêndios

2 minutos de leitura

Ayoreos solicitaram que os culpados fossem punidos e exigiram uma declaração de emergência de desastre

Via Agencia de Noticias Fides

La Paz, 4 de setembro (ANF) – As organizações indígenas do povo Ayoreo na Bolívia e no Paraguai se declararam em emergência diante aos incêndios que devoraram a Chiquitania, o Chaco e o Pantanal, entre outros, territórios que eles chamam de sua Casa Grande. Eles alertaram que as queimadas colocam em risco a segurança alimentar de seu povo e a vida dos povos indígenas que vivem em isolamento voluntário (aislamiento voluntario).

A resolução do pronunciamento assinado pela Central Ayorea Nativa del Oriente Boliviano (Canob) e pela União dos Ayoreos Nativos do Paraguai (Unap), estabelece: “Devido a esta situação de desastre irreparável ao nosso habitat natural, que põe em risco a segurança alimentar de nosso povo e a vida de nossos irmãos Ayoreo não contatados e que vivem em isolamento voluntário, nos declaramos em estado de emergência”.

Ambas as organizações se reuniram em emergência em Assunção, no Paraguai, devido ao desastre causado por incêndios, que somente na Bolívia devoraram mais de 1 milhão de hectares. Exigiram que as autoridades nacionais declarem zona de desastre para receber ajuda internacional.

Foto de Capa: Conferência de imprensa da Central Ayorea Nativa del Oriente Boliviano (Canob) – (El Mundo)

Iasmim Amiden

Jornalista e Coordenadora do Programa Oásis da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog