///////

Caravana Tucabaca – Mulheres do Pantanal e Cerrado visitam Área Protegida na Bolívia e discutem manejo do fogo e preservação de nascentes

4 minutos de leitura
5ª Caravana Tucabaca, Bolívia

Água e Fogo: O objetivo central da caravana foi o de abordar a temática de gestão sustentável da água e o manejo do fogo e o de sensibilizar os participantes acerca da importância de proteger as nascentes. Além disso, dar visibilidade aos atrativos turísticos, os recursos naturais e tratar da gestão da Área Protegida Tucabaca. A área está localizada na Bolívia, no Departamento de Santa Cruz, Província de Chiquitos, no município de Roboré.

Caravana promove o intercâmbio entre grupos e instituições da Bolívia e do Brasil, na Área Protegida Tucabaca

A Caravana: O evento deste ano, promovido pelo Comitê de Gestão e Direção da Área Protegida e Unidade de Conservação do Patrimônio Natural “Reserva de Vida Silvestre Tucabaca”, teve cooperação da Fundação de Conservação do Bosque Chiquitano (FCBC) e aconteceu de 31 de maio a 2 de junho. A caravana reuniu cerca de 70 pessoas que representaram 31 instituições.

Natalina Mendes, representante da Comunidade de Porto Esperança na 5ª Caravana de Tucabaca, na Bolívia

Mulheres do Pantanal e Cerrado: Pelo segundo ano consecutivo, a Ecoa e representantes da Rede de Mulheres do Cerrado e Pantanal (CerraPan) participaram da Caravana Tucabaca, por meio do Projeto ECCOS (Ecorregiões, Conectadas, Conservadas, Sustentáveis). Assim como no ano passado, participaram mulheres que ocupam a posição de presidência e/ou liderança nas associações das comunidades e dos assentamentos rurais onde vivem: Natalina Mendes e Nilce Mendes, da Comunidade de Porto Esperança; Sônia Pires, da APAB (Associação Produtiva do Assentamento Bandeirantes de Miranda/MS), além da assistente do Projeto ECCOS, no Brasil, Francilene Oliveira (Ecoa).

Intercâmbio: O compartilhamento de experiências é um dos pontos marcantes da Caravana Tucabaca. A representante da Comunidade Porto Esperança, Natalina Mendes, conta que o intercâmbio com a Bolívia lhe trouxe boas referências sobre conservação ambiental. “Por ser representante de uma comunidade, eu trouxe muita experiência no que diz respeito ao cuidado do meio ambiente. A gente teve o prazer de ver o cuidado que eles têm com a natureza, coisa que talvez no Brasil ainda não tenha. Aqui não estão tendo essa preocupação direta com a natureza, principalmente aqui na região onde a gente mora. Mas gostaríamos de passar para nossa comunidade toda essa experiência e determinação”.

Na foto, a partir da esquerda, estão Nilce Mendes, Francilene Oliveira, Sônia Pires e Natalina Mendes (Foto: Nelson Pacheco)

Trabalho contínuo: Na caravana do ano passado, 6 mulheres representaram a CerraPan no evento, além de compartilharem suas experiências e apresentarem seus próprios produtos. Ao todo, 8 mulheres já participaram da Caravana Tucabaca. Além de unir Bolívia e Brasil em ações para a conservação ambiental, este evento também é um espaço de diálogo entre as comunidades e grupos brasileiros do Pantanal e Cerrado, mas também uma forma de fortalecer as relações da Rede de Mulheres.

A Caravana Tucabaca é parte das ações desenvolvidas pelo Projeto ECCOS, que tem apoio da União Europeia.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog