A cheia dos rios pantaneiros nessa época do ano pode comprometer o acesso à Estrada Parque, localizada no Pantanal de Corumbá. De acordo com o proprietário do hotel-pousada Passo do Lontra, João Venturini, a ponte que liga o trecho entre as fazendas Boa Sorte e a Arara Azul, na MS-184, está parcialmente interditada. “Há uma parte que está sem cascalho e, quando chove, os veículos, principalmente os pesados, não conseguem passar. Já tem ponte com a cabeceira comprometida”.
Na semana passada, um dos lados da quarta ponte de madeira na MS-184, entre o Buraco da Piranha e o Passo do Lontra, se rompeu. O proprietário do hotel lembra que o problema foi solucionado e que, até o momento, está sem risco de romper-se outra vez.
Outro trecho que deve ser encarado com cautela, alerta Venturini, é a ponte de acesso de número doze, localizada próxima ao Corixão, na MS-228. “Todos os anos reformam essa ponte, mas não levantam, então ela está centrada muito abaixo. É a única que está com a água batendo no assoalho, uma das cabeceiras que começando a roer e enchendo de pedra”.
Turismo afetado
Dono do hotel-pousada há 40 anos, o proprietário lamenta que esse período afeta o turismo na região e, consequentemente, a clientela é reduzida. “Tive apenas quatro ciclistas que vieram se aventurar por aqui durante o período do carnaval. O jornal acabou anunciando que o trecho da MS-184 estava interditado, quando não estava, e acho que isso acabou me afetando ainda mais minha clientela”.
Além disso, a piracema, período importante em que a pesca é proibida para preservar a reprodução de peixes que sobem os rios, contribui para o esvaziamento de turistas em busca de atividade pesqueira.
Conheça mais sobre a Estrada Parque Pantanal.
Serviço
O hotel-pousada Passo do Lontra fica localizado no Buraco das Piranhas – Estrada Parque, s/n, em Corumbá.
Site: www.passodolontra.com.br/passo-do-lontra
Contato: (67) 3231-6569
Fonte: Alessandra Marimon/Ecoa