//////

Cheia – Ecoa emite informe a comunidades do Pantanal sobre emergência para região do Amolar

2 minutos de leitura
Águas já chegaram a casas na região da Serra do Amolar (Foto: Leonida Aires)

A Ecoa emitiu hoje um informe de emergência para famílias de comunidades do Pantanal que poderão ser afetadas pela cheia. O informe é para que os ribeirinhos possam se prevenir de maiores riscos, como ocorrido com as cheias extraordinárias de 2011 e 2014. E, mesmo que este ano ainda não se caracterizou uma, as águas já chegaram a algumas moradias, como a da pescadora e artesã, Leonida Aires de Souza, que fez registros da situação na qual se encontra na comunidade da Barra do São Lourenço:

 

Para a região onde está a comunidade, ainda não existe uma cota de emergência oficial cadastrada no sistema, mas a Ecoa trabalha com a cota social de 5,80 m, informada por membros comunidade durante o trabalho em campo para levantamento de dados do Projeto Prevenção, mitigação e adaptação para as comunidades pantaneiras frente aos eventos climáticos extremos, que teve apoio do Fundo de Defesa de Diretos Difusos (FDD) – Ministério da Justiça e Segurança Pública / Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON (Convênio nº 817381/2015). 

Os avisos de emergência também foram emitidos ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA/MT), Defesa Civil e Povos das Águas e Escolas das Águas. Além disso, as rádios que têm alcance na região e são um dos principais meios de comunicação dessas comunidades.

Na semana passada, a Embrapa também emitiu laudo técnico para retirada de rebanhos no Pantanal.

Acesse os boletins diários do Sistema de Alerta da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog