////

Cientistas formulam um roteiro para conservação e recuperação de insetos

2 minutos de leitura

Artigo publicado na revista Nature Ecology and Evolution, em 6 de janeiro deste ano, apresenta um roteiro assinado por 75 pesquisadores, com ações para a preservação dos insetos, entre as quais estão: a eliminação gradual de pesticidas e a diversificação das terras agrícolas. Os cientistas apontam que a política agrícola precisa mudar urgentemente, pois a agricultura industrial, pesticidas e monoculturas representam grandes ameaças a estes animais.

Em 2019, um estudo realizado no Brasil, através do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), e divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mostrou que em 51% dos testes realizados sobre pesticidas em frutas e verduras vendidas em todo o país, foi encontrado alguma quantidade de resíduo nos alimentos. Segundo a pesquisa, o ingrediente ativo imidacloprido foi o mais encontrado. Este é um neonicotinoide que, comprovadamente, é fatal para os insetos polinizadores.

Somado a isto, o desmatamento para o plantio de grãos e a pecuária, e, ainda, as queimadas devastadoras, contribuem para o declínio destes animais que desempenham um papel tão importante para os seres humanos e para a manutenção da biodiversidade.

E, diante à falta de ações para preservá-los, cientistas se unem para enfrentar essas ameaças crescentes, através de medidas que podem ser tomadas pela sociedade em geral.

Leia aqui o artigo com o roteiro.

—-

Com informações da emissora internacional Deutsche Welle, e reportagem de El País

Foto de Capa: Eric Ward (@ericjamesward)

Gostou deste conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe a notícia!

Quer apoiar o trabalho da Ecoa? Faça aqui a sua doação.

Iasmim Amiden

Jornalista e Coordenadora do Programa Oásis da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog