//////

Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Jauru: tomarão posse 11 representantes do poder público e 9 da sociedade civil

2 minutos de leitura

O rio Jauru é um dos principais afluentes do rio Paraguai e está na parte alta da bacia. É de grande importância para os ciclos hidrológicos do Pantanal, mas está comprometido em sua dinâmica natural devido à construção de hidrelétricas (PCHs e UHE): PCH Brennand, PCH Indiavaí, PCH Ombreiras, PCH Salto, PCH Figueirópolis e UHE Jauru, com o agravante de prospecções para novas instalações. Os mais diretamente impactados são pescadores, pescadoras e suas famílias que vivem nas margens do rio e dependem da pesca para subsistência.

Mapa dos empreendimentos hidrelétricos no rio Jauru (Arquivo Ecoa)
Mapa dos empreendimentos hidrelétricos no rio Jauru (Arquivo Ecoa)

Somadas as hidrelétricas na Bacia do Alto Paraguai com as do rio Jauru e outras dezenas, tem-se um cenário de danos irreversíveis ao Pantanal.

No próximo dia 22 de maio, tomarão posse as primeiras instituições a compor o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Jauru – CBH Rio Jauru, aprovado e criado em 2016, pela Resolução do CEHIDRO nº 84 de 19 de Setembro que garante a participação de candidaturas do Poder Público, Sociedade Civil (Usuários de Água e Entidades/ONG’s /OSCIP’s) e Entidades Convidadas, tais como comunidades indígenas e Entidades de Ensino e Pesquisa.

Dentre as instituições que serão empossadas, estão 11 representando o Poder Público e 9 representando a Sociedade Civil.

Confira imagens do rio Jauru antes e após construção de hidrelétricas:

Selecionar arquivos

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog