////////

O Pantanal corre perigo. Não às represas!

4 minutos de leitura

Organizações nacionais e internacionais e movimentos sociais, representados pela Rede Pantanal, Coalizão pela Proteção Permanente de Rios no Brasil, Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas, Humedales Sin Fronteras e Observatorio Pantanal, criaram uma petição online para pressionar a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso (SEMA/MT) contra a aprovação de licença de 6 novas represas no rio Cuiabá, rio que faz parte da Bacia do Alto Paraguai (BAP), onde está o Pantanal. A petição solicita à SEMA para considerar o alto impacto desses empreendimentos na biodiversidade e para as populações, principalmente para as comunidades tradicionais do Pantanal.

Adaptado de Estudos de avaliação dos efeitos da implantação de empreendimentos hidrelétricos – Agência Nacional de Água e Fundação Eliseu Alves (ANA, 2020)

O Pantanal é a maior área úmida tropical do planeta e abriga um diversidade biológica única. Está distribuído entre Bolívia, Brasil e Paraguai, sendo que no Brasil está a maior parte da sua área, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No Pantanal, os rios têm papel fundamental para a sobrevivência de todo um conjunto de ecossistemas. Portanto, devem permanecer livres para que danos, muitas vezes irreversíveis, sejam evitados.

Os impactos das represas na região vão desde a perda de conectividade entre planície e planalto, o que afeta diretamente no processo migratório dos peixes, a perda de nutrientes e sedimentos importantes para a sobrevivência dos rios, até a alteração do regime hidrológico, que poderá ser sentida em toda a planície pantaneira.

As 6 represas são a Angatu I, Angatu II, Iratambé I, Iratambé II, Guapira II, e Perudá, previstas para serem instaladas no estado de Mato Grosso, nos municípios de Nobres, Rosário Oeste, Jangada, Acorizal, Várzea Grande e Cuiabá. A região é considerada zona vermelha, ou seja, zona de conflito, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), exatamente pelos efeitos da implantação de empreendimentos hidrelétricos.

Além dos danos já citados, também são problemas causados por represas instaladas na BAP:

– O pulso de inundação – períodos de cheia e seca – nos distintos ecossistemas pantaneiros sofrerá ainda maiores distorções, pois não estarão mais condicionados ao fluxo natural dos rios e sim às necessidades de produção de energia elétrica.

– A recomposição das pastagens nativas, base da pecuária regional, será prejudicada tanto por alterações no pulso como na retenção de nutrientes.

– Cairá ainda mais a produção pesqueira, afetando os pescadores artesanais e o turismo de pesca, atividades que mais geram trabalho e renda no Pantanal.

– Todo o Sistema Paraguai-Paraná de Áreas Úmidas, do qual faz parte o Pantanal, será impactado. Esta é a maior área úmida do mundo e distribui-se pelo Brasil (Pantanal), Bolívia, Paraguai, a Argentina e o Uruguai.

JUNTE-SE A ESTA CAMPANHA! ASSINE ESTA PETIÇÃO EM DEFESA DO PANTANAL, EM DEFESA DOS RIOS LIVRES, EM DEFESA DA VIDA. DISPONÍVEL AQUI.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog