Teremos clima semelhante a 2020 quando foram criadas as condições para os devastadores incêndios Pantanal?
– Nada impacta mais o clima do Planeta do que a variação na temperatura do Pacifico equatorial, segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, por sua sigla em inglês);
– O processo de aquecimento é chamado El Niño e resfriamento de La Niña.
– NOOA 14/03/24: “Em resumo, uma transição de El Niño para ENSO-neutro é provável para abril-junho (83% de probabilidade), com aumento na probabilidade de que se desenrole La Niña para junho-agosto de 2024 (62% de probabilidade”
– A Ecoa acompanha as informações divulgadas pela NOOA e organizações associadas para, principalmente, ter dados de possíveis comportamento do clima no Pantanal na segunda parte do ano, quando aumenta os riscos de grandes incêndios.
– Em 2020, ano dos grandes incêndios, prevalecia o fenômeno La Niña (o resfriamento das águas do Pacifico equatorial).
O texto a seguir é uma tradução livre e resumida de parte do boletim de 14/03/24
Durante as anomalias de 2024 nas temperaturas da superfície do oceano (SST, por suas siglas em inglês) continuaram debilitando-se ao longo do Oceano Pacífico equatorial. Os índices semanais do El Niño foram debilitados, mas permaneceram positivos, com os valores mais recentes do El Niño -3,4, colocando-os em 1,4 C. As anomalias nas temperaturas da subsuperfície em uma área “promediada” foram levemente negativas…..
Os prognósticos mais recentes indicam uma transição para o ENSO-neutro durante a primavera [outono para o Brasil] de 2024, com La Niña potencialmente desabrochando durante o verão [inverno em grande parte do Brasil] de 2024. Embora os diferentes tipos de modelo sugiram que o La Niña se desenvolva, o equipamento de prognósticos favorece a guia dinâmica dos modelos, o que é mais acertado para os prognósticos feitos durante esta época do ano. Embora os prognósticos esperados durante a temporada de primavera [outono] sejam menos confiáveis, existe uma tendência histórica para que o La Niña siga além dos eventos fortes do El Niño. Em resumo, uma transição de El Niño para ENSO-neutro é provável para abril-junho (83% de probabilidade), com aumento na probabilidade de que se desenrole La Niña para junho-agosto de 2024 (62% de probabilidade).