Conheça o Caderno do Aluno Pantanal – Mundo das Águas

2 minutos de leitura
Capa do Caderno do Aluno

A Ecoa relembra aqui o Caderno do Aluno Pantanal – Mundo das Águas, criado durante o  Crianças das Águas – Pantanal, identidade e cidadania. 

Ao elaborar este material, o projeto Crianças das Águas – Pantanal, identidade e cidadania encarou o desafio de explicar de forma simples como funciona a dinâmica das águas e da vida na planície pantaneira. Acreditando na máxima “conhecer para conservar”, a Ecoa busca levar às escolas do Pantanal informações que ajudem no reconhecimento da importância dessa região.

A ideia também colabora para minimizar um problema que afeta as comunidades escolares do Pantanal: a falta de materiais contextualizados sobre a região, que incentivem o olhar dos alunos para o local em que vivem e, que, consequentemente, promovam a conservação da região.

Em oficinas realizadas nas comunidades com professores e alunos foram coletadas sugestões para compor este caderno, além dos preciosos desenhos que demonstram a expressão dos alunos sobre seu território de vivência.

Ao longo da publicação, o narrador vai desvendando os segredos de como acontecem os processos de interação entre seres humanos, animais, plantas, solo, água e tudo mais que faz parte do Pantanal. E convida os jovens leitores a refletirem por meio de atividades sobre os temas abordados.

Este material não poderia chegar aos alunos e professores sem a fiel parceria de todos os envolvidos no projeto, que além das ações de educação, promove atividades para melhoria da saúde e promoção da cidadania nas comunidades Porto da Manga, Paraguai-mirim e São Lourenço, no município de Corumbá, em Mato Grosso do Sul.

Esta é uma leitura obrigatória para quem vive no Pantanal e quer entender um pouco mais sobre como é esse mundo das águas tão especial.

Faça o download da publicação

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Água. O Brasil em crise.

As 5 grandes bacias hidrográficas brasileiras estão sob decreto de “escassez hídrica”, segundo a ANA (Agência