//

Construção de hidrelétricas na Bacia do Alto Paraguai ameaça o Pantanal

1 min de leitura

site_noticias_281574766

Mais ameaças para o Pantanal?

Como se sabe a construção de centrais hidrelétricas na Bacia do Alto Paraguai é um grande perigo para o Pantanal por promover o barramento, impedindo a migração de peixes para a reprodução, afora outros danos.

VEJA MAIS – Hidrelétricas na Bacia do Rio Paraguai

Recentemente a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicou um “Fato Relevante” para um Leilão de energia denominado A-5/2016, que é o seguinte: “A Empresa de Pesquisa Energética – EPE publica Fato Relevante para o cadastramento de Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCH no Leilão A-5/2016, que excepcionalmente aceitará a apresentação do Projeto Básico dos empreendimentos, independente de sua aprovação prévia na Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. A decisão leva em conta a Resolução Normativa ANEEL nº 673, de 04 de agosto de 2015.” Aceitará apenas o projeto básico sem aprovação da ANEEL. 12 deles são no MT e outros 2 no MS. Não foram divulgados onde serão os projetos, mas provavelmente alguns podem ser na BAP / Pantanal. É necessário atenção.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.