//////

Hidrelétricas no Pantanal – Obras em Mato Grosso colocam a fauna em risco

5 minutos de leitura
Sobrevoo da Bacia do Rio Paraguai. Foto: Agência Nacional das Águas

Via CBN

Por Ricardo Gouveia

Sobrevoo da Bacia do Rio Paraguai. Foto: Agência Nacional das Águas

Resultados parciais de um estudo da Agência Nacional de Águas indicam que projetos de hidrelétricas em andamento no Mato Grosso colocam em risco a vida de peixes no Pantanal. O governador Mauro Mendes desrespeitou um ofício da ANA que pedia a suspensão de licenças para novas usinas até a conclusão do levantamento, em maio do ano que vem. Ambientalistas explicam que as obras podem impedir a reprodução de peixes, afetando também pescadores locais e turismo na região.

A Agência Nacional de Águas elabora o maior estudo já feito sobre uma bacia hidrográfica no Brasil. A pesquisa na Bacia do Rio Paraguai começou em 2016 e já traz resultados que indicam que a construção de usinas hidrelétricas em alguns locais do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul coloca em risco a vida nos rios do Pantanal. Consequentemente, essas hidrelétricas inviabilizariam a pesca, o turismo e até a agricultura em algumas regiões. A pesquisadora Débora Calheiros, da Universidade Federal do Mato Grosso, explica que o excesso de hidrelétricas não deixa espaço para os peixes se reproduzirem:

“Para migrarem, eles saem da planície do Pantanal e sobem os rios até as cabeceiras. As barragens impedem essa migração porque elas são barreiras para que o peixe possa atingir as partes mais altas dos rios, das cabeceiras. Então a partir do momento que você coloca uma barragem, seja de uma grande usina hidrelétrica ou de uma pequena barragem localizada nas áreas de cabeceiras, o peixe não pode passar”, explica Débora Calheiros.

A Agência Nacional de Águas impediu a construção de novas hidrelétricas nos rios sob responsabilidade do governo federal, como o Paraguai. Mas a agência não tem poder de fazer o mesmo nos rios estaduais. Por isso, enviou um ofício aos governos do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, pedindo a suspensão das licenças para novas hidrelétricas até maio de 2020, quando os estudos vão ser concluídos. O Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Mato Grosso não respeitou a solicitação. O governador Mauro Mendes, do DEM, nega riscos ao meio ambiente: 

“Nós estamos há anos e anos fazendo empreendimentos hidrelétricos aqui no nosso estado. Nunca foi observado em nenhum desses empreendimentos qualquer impacto negativo na sua implementação. Foi essa a conclusão do Conselho: nenhuma razão lógica, fáctica, jurídica e nem algum risco ao meio ambiente materializado pela sua continuidade”, argumenta o governador. 

Por outro lado, o superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas, Sérgio Ayrimoraes, adiantou que os estudos já indicam que existem pontos onde hidrelétricas em fase de projeto afetariam a biodiversidade dos rios. O superintendente afirmou que os riscos maiores estão justamente nas áreas menos exploradas:

“As premissas que levaram à realização desses estudos já estão se confirmando. Nós temos regiões, que são trechos em geral mais livres onde ainda não tem empreendimentos instalados, e que, sim, são áreas que a eventual instalação de empreendimentos provocaria resultados que não favoreceriam os outros usos da água como a pesca e como o turismo“, constata Sérgio Ayrimoraes.

A Agência Nacional de Águas contabiliza 63 projetos de empreendimentos hidrelétricos de pequeno e grande porte na Bacia do Rio Paraguai, além de outros 11 em construção. O estudo da ANA aponta riscos para algumas espécies de peixes. O levantamento já descobriu oito espécies nunca antes catalogadas.

Foto de capa via Agência Nacional de Águas (ANA)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog