///

COP21: 121 países criam “aliança internacional” pela energia solar

3 minutos de leitura
O primeiro ministro indiano Narendra Modi encabeça a "aliança internacional da energia solar (ISA)", uma coalizão de 121 países situados nas regiões mais ensolaradas do mundo. Foto: Zhou Lei/Xinhua

Le Bourget, França, 30 Nov 2015 (AFP) – Uma coalizão de 121 países situados nas regiões mais ensolaradas do mundo lançaram nesta segunda-feira em Paris durante a COP21 uma “aliança internacional da energia solar (ISA)”, por iniciativa do primeiro ministro indiano Narendra Modi.

O primeiro ministro indiano Narendra Modi encabeça a "aliança internacional da energia solar (ISA)", uma coalizão de 121 países situados nas regiões mais ensolaradas do mundo.  Foto: Zhou Lei/Xinhua
O primeiro ministro indiano Narendra Modi encabeça a “aliança internacional da energia solar (ISA)”, uma coalizão de 121 países situados nas regiões mais ensolaradas do mundo. Foto: Zhou Lei/Xinhua

“Nós queremos levar a energia solar para nossas vidas, nossas casas, tornando-a mais barata, mais confiável e mais fácil para ser conectada à rede”, declarou Modi, na presença do presidente francês François Hollande e do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

A aliança agrupa 121 países situadas entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, e alguns dentre eles beneficiam de mais de 300 dias de forte incidência solar por ano.

Na declaração de apoio à iniciativa indiana, os países signatários afirmam querer “realizar esforços conjuntos e inovadores com o objetivo de reduzir os custos de financiamento e tecnologia para uma utilização imediata de ativos solares competitivos”.

“Nós não podemos mais aceitar este paradoxo que é os países de forte potencial em energia solar representarem apenas uma pequena parcela da produção de energia solar”, declarou o presidente francês.

VEJA MAIS
Empresas brasileiras desenvolvem coletor solar que também gera energia
Energia Solar Térmica – Participação na matriz energética e contribuições socioeconômicas ao Brasil
“A energia do século XXI tem que ser de diversas fontes e ser limpa”

 

O objetivo da ISA é garantir uma transferência de tecnologias e facilitar os financiamentos para desenvolver em todos os países de forte potencial solar, capacidades de produção de eletricidade.

A Índia quer ser o exemplo, com um objetivo de 100 gigawatts de capacidades solares em 2022, contra 4 hoje em dia.

O país vai receber o secretariado geral da ISA para um período de cinco anos, até 2021.

Fonte: Agência France Presse

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog