//

Da ideia à germinação: viveiro Reflora Pantanal começa a produzir

3 minutos de leitura
Placa do viveiro Reflora Pantanal, localizado no Assentamento Rural 72, em Ladário (MS).
  • Viveiro está localizado no Assentamento Rural 72, em Ladário (MS).

Após 2 meses da inauguração do viveiro Reflora Pantanal, as primeiras mudas já começam a nascer. A idealização do local faz parte das ações de restauração da Paisagem Modelo Pantanal e a produção poderá ser usada para restaurar o Pantanal.

Além de iniciar a produção de mudas, bandejas de hortaliças já estão disponíveis.

A bióloga Letícia Koutchin Reis destaca que os viveiros florestais são peças-chave na cadeia de restauração ecológica, especialmente no contexto do Pantanal e de seus entornos, como as cabeceiras do Cerrado. “No fornecimento de espécies nativas essenciais para restauração, desempenham um papel estratégico na conservação da biodiversidade local e na valorização do conhecimento ecológico regional”.

Ela enfatiza que produzir mudas adaptadas às condições específicas da região é fundamental para o sucesso das ações. Ter viveiros que produzem espécies adaptadas às condições locais, tanto de áreas alagáveis quanto de cerrados e matas ciliares é superimportante para garantir o sucesso da restauração e a resiliência dos ecossistemas, uma vez que os propágulos de sementes que produzem as mudas vêm da própria região“, completa Letícia.

Além da importância ecológica, os viveiros também geram emprego e renda nas comunidades locais, fortalecendo a cadeia produtiva sustentável. Letícia reforça ainda que a restauração não pode ser feita com qualquer muda: é necessário garantir diversidade, conhecimento técnico e a origem adequada das espécies — e os viveiros são a base para isso.

Links para o viveiro: Facebook, Instagram

O que é Paisagem Modelo Pantanal?

Uma Paisagem Modelo representa um processo colaborativo que une uma variedade de pessoas e grupos para concretizar uma visão compartilhada de desenvolvimento sustentável em uma vasta área geográfica – paisagem. Ela está localizada no Pantanal Sul, abrangendo 76.000 hectares nos municípios de Corumbá e Ladário, no Mato Grosso do Sul.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog