Dados da régua de medição do nível do rio Paraguai em Bela Vista do Norte voltaram a ser mostrados no site da Marinha do Brasil. [Clique e leia mais]

1 min de leitura

Hoje 28/3 o nível é de 4,21 metros. Nesta mesma data em 2024 a régua marcava 3,12 metros – 1,09 metro a mais de água agora. Essa régua, localizada no Mato Grosso do Sul, no extremo oeste, nas fronteiras com Mato Grosso e Bolívia, tem importância particular por ser um dos indicadores de aguas vindas de importantes sub-bacias do norte e nordeste e de parte da Bolívia, sendo um dos indicadores como será o processo hídrológico ao Sul. Mais agua melhor recuperação da planície a começar por recuperação dos lençóis e dos ecossistemas afetados pela seca. Mais água na planície é uma barreira ´para os incêndios.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

O Pantanal e as onças. O que fica claro nas entrevistas de pesquisadores sobre as onças no Pantanal e o ataque ao senhor Jorge, caseiro de pousada nas margens do rio Aquidauana (MS), é que são necessárias novas pesquisas sobre a a fauna região, pois tempos de eventos climáticos extremos, como as grandes secas de 2020 e a de 2024, certamente provocam alterações profundas nos ecossistemas que dão suporte aos animais. Em 2021 as onças devoraram todos os cachorros das famílias que vivem ao longo do rio Paraguai e invadiram casas e agora, em 2025, chegam informações, através de nossas redes, de que em algumas regiões voltam a atacar cachorros. (Alcides Faria)