Debate sobre Fracking ­ Método de Extração não convencional do gás xisto é realizado em Entre Rios do Oeste

4 minutos de leitura
Foto: Cristine Kempp
Foto: Cristine Kempp
Foto: Cristine Kempp

Centenas de pessoas participaram no dia de ontem (15), na Câmara de Vereadores de Entre Rios do Oeste de um debate relacionado ao tema “Fracking – Método de Extração não convencional do gás xisto”.

Foram realizados dois encontros, sendo que o primeiro encontro teve a participação de lideranças de vários municípios da região, como: Mercedes, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, assessores dos deputados estaduais Elio Rusch, José Carlos Schiavinato e Ademir Bier, além de secretários e das vereadoras Alessandra Caetano Lupges e Lisa Hansen.

O encontro da tarde foi direcionado para as lideranças foi com o intuito de realizar discussões da exploração do xisto nos municípios de Entre Rios do Oeste e Pato Bragado.

E a noite, cerca de 270 pessoas estiveram na Câmara de Vereadores, para ter mais entendimento sobre esse assunto tão polêmico na região.

Na ocasião, a diretora da 350.org Brasil, Nicole Oliveira e Juliano Bueno da Coesus informaram a população sobre essa técnica tão perigosa e prejudicial ao meio ambiente e a comunidade local.

Segundo Juliano Bueno, “Para qualquer pessoa de bom senso, a decisão do governo federal é equivocada, perigosa e compromete o futuro do país. O Brasil não precisa do fracking. Temos recursos naturais que nos garantem a geração de energia limpa e renovável, a vanguarda das economias de baixo carbono”, comenta.

Para prefeito Jones Neuri Heiden, “O que ouvimos hoje é muito preocupante e precisamos fazer o que for necessário para que isso não aconteça em nosso município. A indústria do fracking irá contaminar a nossa água, acelerando a degradação da cidade, prejudicando a nossa agricultura, expulsando as pessoas das suas terras e as fazendo adoecer. Não queremos isso em nosso município, e em lugar nenhum do mundo,” Ressaltou.

Proibição

Conforme a vereadora Alessandra Lupges, após um pedido da Câmara ao executivo, foi sancionada a Lei municipal n° 2.077 que dispõe sobre a proibição da concessão de alvará para utilização do solo com a finalidade de exploração do gás de xisto não convencional, pelo método de fratura hidráulica, o fracking.

Método Francking

O xisto betuminoso (também conhecido como folhelho ou xisto argiloso) é uma fonte de combustível. Quando submetido a altas temperaturas, produz um óleo de composição semelhante ao do petróleo. Dele se extrai nafta, óleo combustível, gás liquefeito, óleo diesel e gasolina.

Estados Unidos, Brasil, China e Argentina são os países com as maiores reservas mundiais de xisto.

Aquífero Guarani

Um dos blocos mais disputados para exploração fica na bacia do Rio Paraná, onde está localizado o aquífero Guarani, maior reservatório de água subterrânea do mundo, responsável por abastecer as regiões sul e sudeste. No entanto, o Ministério Público do Paraná suspendeu os efeitos da 12ª rodada de licitações promovidas pela ANP, até que sejam mais bem avaliados os riscos ambientais e à saúde.

Fonte: Aqui Agora

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog