//

Desmatamento na bacia do Paraguai: Promotoria de Itiquira (MT) realiza Audiência Pública

1 min de leitura

O Promotor de Justiça Cláudio Angelo, da Promotoria de Justiça de Itiquira, MT, apresentou os trabalhos realizados para o monitoramento do desmatamento, a fim de coibir a prática e a redução das queimadas, que resultam em sérios danos no ambiente, na economia e na sociedade. Entre eles estão as emissões de gases que contribuem para as mudanças climáticas, mortandade de polinizadores, e outros.

Em Audiência Pública, realizada no dia 16 deste mês, foram destaques as ferramentas tecnológicas que permitem o acompanhamento em tempo próximo ao real como, por exemplo, a plataforma utilizada pela Promotoria de Itiquira: Global Forest Watch (acessível em: https://www.globalforestwatch.org/).

Confira aqui a entrevista do Promotor de Justiça Cláudio Angelo à Record TV Itiquira, que trata destas e outras ações realizadas, e em perspectiva para serem utilizadas, nas situações que requerem atuação imediata do Estado, como é o caso do desmatamento e das queimadas.

Foto de Capa: Plataforma Global Forest Watch.

Iasmim Amiden

Jornalista e Coordenadora do Programa Oásis da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)