Destaques do ano: Hidrovia Paraná-Paraguai (HPP) e a análise sobre o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA)

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A Ecoa acompanha os processos relacionados à Hidrovia Paraná Paraguai (HPP) desde sua fundação, no fim da década de 80 do século passado. O documento é parte do trabalho permanente da Ecoa, e de outras organizações, com o objetivo de ampliar o conhecimento da sociedade acerca dos efeitos no Pantanal e na BAP, das obras previstas pelo EVTEA, e outras também planejadas, que tem sua relação com a HPP, como portos e novas estradas.

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Confira ao lado as publicações de 2018 relacionadas ao tema.

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Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.