Destaques do GT Infra

5 minutos de leitura

Transição verde terá destaque em eleições 2022

Ambientalistas e especialistas de economia e meio ambiente já estão trabalhando para alavancar a pauta da transição verde nas eleições do próximo ano e procurando candidatos para levar essa pauta adiante, como mostrou o O Globo. O ClimaInfo fez uma boa análise do assunto, destacando algumas propostas que tiveram palco na COP26.

Para Abeeólica, Brasil precisa melhorar gestão de seu sistema elétrico

“Precisamos enxergar as hidrelétricas com os demais recursos que elas oferecem para o sistema, que não são somente a energia elétrica. Precisamos mudar a forma de operar o sistema, é o que trará a mudança para o próprio planejamento do sistema, para que se possa aproveitar melhor os recursos”, afirmou a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Elbia Gannoum, em evento online promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quarta-feira (24/11). O Valor repercutiu a fala.

Evento online discute descarbonização do transporte agrícola no Brasil

Precisamos ficar atentos às transformações do mercado global e isso inclui pensar no transporte e falar em como descarbonizar a exportação agrícola brasileira. Esse o assunto do evento Corredores verdes para a soja: a rota sustentável até a China, que acontece no dia 30 de novembro de 2021, online e ao vivo (09h às 11h30). Com a presença do ex-ministro Joaquim Levy, André Nassar presidente da ABIOVE e Cláudia Trevisan diretora executiva do Conselho Empresarial Brasil China; entre outros importantes pesquisadores do tema, a ideia é estimular um planejamento inteligente e consolidar articulações entre diversos agentes econômicos, tanto privados quanto governamentais, interessados na melhora da logística de carga agrícola no país. Mais informações aqui.

“A competitividade baseada na destruição está com os dias contados”

Para Ricardo Abramovay, os mercados contemporâneos precisam passar por uma transformação fundamental. “No centro desta transformação está a necessidade cada vez maior de que os processos produtivos sejam rigorosamente rastreados”, escreve ele, em sua coluna no UOL, que analisa a reação do agronegócio e da indústria frente a proposta europeia de proibir a entrada no continente de produtos vindos de áreas recentemente desmatadas. Vale a leitura!

Inscrições abertas: Cátedra Escolhas agora tem foco na Amazônia Legal

Estão abertas as inscrições para a Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente, único programa de bolsas no país com esse foco. Em sua sexta edição, a Cátedra passa a ser exclusiva para estudantes nascidos na Amazônia Legal e, pela primeira vez, vai priorizar candidatas e candidatos indígenas ou afrodescendentes no processo seletivo. As inscrições vão até o dia 29 de março de 2022. Acesse o edital aqui.

GT Infra em ação

Plenária continua nesta sexta-feira

Durante a tarde desta sexta-feira (26/11), o GT Infra dará continuidade à Plenária com mais um encontro virtual, das 14h às 17h.  Nos encontros dos dias 16 e 17, nossos membros sugeriram importantes elementos, mas ainda precisamos estruturar o planejamento para 2022. Visando a plenária presencial em abril de 2022, durante a qual detalharemos as estratégias construídas pelo grupo, essa reunião tratará de harmonizar o planejamento do GT com as agendas das organizações parceiras, um dos pedidos da Plenária. Se você faz parte das organizações que compõem a nossa rede, não deixe de participar.

 

No ar: Luiza Antonaccio dá ideias para reduzirmos o risco de desmatamento dos projetos na Amazônia

Já está no ar mais um episódio do podcast Infraestrutura Sustentável, que recebeu Luiza Antonaccio, Analista Legal do  Climate Policy Initiative (CPI). A Luiza tem estado à frente do projeto de infraestrutura deles e conversa com Sérgio Guimarães sobre os impactos de grandes obras para o território e sua população. E, claro, sobre a infraestrutura que queremos, que é uma pauta prioritária aqui do GT Infra. Não deixe de ouvir.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog