//

Vitória do rio Cabaçal e do Pantanal: vereadores de Lambari D’Oeste aprovam por unanimidade tornar o rio “Monumento Natural”

1 min de leitura
Vereadores durante sessão na Câmara. (Foto: imagem capturada de transmissão realizada no facebook da Câmara de Vereadores de Lambari D'Oeste)

– Vereadores da Câmara de Lambari D’Oeste – MT votaram com unanimidade a favor do rio Cabaçal e do Pantanal.

– Trecho do rio será parte do Monumento Natural e Patrimônio Paisagístico e Turístico do município.

Os vereadores de Lambari D’Oeste aprovaram com unanimidade, no dia 18 de setembro de 2023, o Projeto de Lei 02/2023, de autoria do Poder Legislativo, que torna o trecho do rio Cabaçal “situado dentro dos limites do município de Lambari D’Oeste como Monumento Natural e Patrimônio Paisagístico e Turístico do município de Lambari D’Oeste”.

Fica estabelecida a vedação de qualquer obra ou serviço que altere ou descaracterize drasticamente a paisagem natural do rio Cabaçal, inclusive a construção de hidrelétricas, transposição de águas e hidrovias.

O rio Cabaçal é considerado uma “Caixa d’água” do Pantanal. Ele abriga muitas nascentes e peixes migratórios, de importância social e comercial, pois eles crescem na planície e se reproduzem no planalto no período de piracema. Vale destacar que o Cabaçal é o único rio de sua sub-bacia hidrográfica do Paraguai que está livre de represas, sendo crucial que permaneça livre.

Rio Cabaçal (acervo Ecoa)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog