///

E o País do sol utiliza mal a fonte de energia

4 minutos de leitura

Texto originalmente publicado em: 27/08/08

Como verão na noticia abaixo, divulgado pelo ProcelInfo, o estado do Texas pretende prover 50% da “nova energia” com eficiência energética – produzir mais  com menos.

Porque não aplicar esta fórmula aqui e deixar de construir as caríssimas e destrutivas represas da Amazônia?

É inaceitável o índice de perda de 16% na transmissão, por exemplo. Outra área: 8% do sistema elétrico brasileiro é destinado para o chuveiro elétrico?

Um desperdício em um país que tem sol o ano inteiro e poderia aquecer através de aquecedores solares.
 
 
Texas progride em eficiência energética
 
A desregulamentação elétrica está funcionando no estado norte-americano do Texas, mas não exatamente como previsto. As contas mensais de eletricidade estão mais altas no estado do que na maior parte dos Estados Unidos. No entanto, o estado tem avançado em eficiência energética e energia eólica. Estes dois temas eram planos secundários há uma década, quando o petróleo e o gás natural estavam baratos e o estado colocou em pauta a desregulamentação da eletricidade. Atualmente, os temas têm vindo à tona, devido às histórias de sucesso dos planos ecológicos.

O estado do Texas está gerando muito mais MW com turbinas eólicas do que qualquer outro estado. Os reguladores aprovaram, recentemente, um investimento de 4,9 bilhões de dólares em linhas de transmissão, a fim de alcançar os parques eólicos do oeste do Texas e preparar o terreno para um projeto maior. E, no campo da eficiência energética, o Texas está crescendo rapidamente e estabelecendo mais alvos ambiciosos. No ano passado, 10% do crescimento da demanda elétrica foram compensados com o mesmo gasto em eficiência energética – em acordo com uma cláusula inicial do projeto de lei de desregulamentação. Mais tarde, os legisladores aumentaram o padrão para 15% a partir de 2008 e 20% a partir de 2009. A Comissão de Utilidade Pública foi ordenada a estudar a viabilidade de um aumento para 50% em 2015, e fará uma recomendação ao Poder Legislativo ainda neste inverno.

A obrigatoriedade é voltada para as companhias de transmissão e distribuição, o único braço do sistema elétrico que ainda é regulado pelo estado. Companhias, como a Oncor, no norte do Texas, estimam o gasto de 96 milhões de dólares neste ano para ajudar pessoas a utilizarem menos os seus produtos. Em 2007, o estado foi classificado em 11º lugar em uma avaliação nacional de eficiência energética. O maior atributo do Texas é a obrigatoriedade de investimento em eficiência. Aproximadamente 12 estados norte-americanos têm programas semelhantes a este. A Oncor, que investe pesado em eficiência energética no Texas, paga companhias para encontrarem formas para que os moradores economizem energia, geralmente através de fitas de isolamento nas janelas e instalação de isolamento sem qualquer custo para os moradores. De acordo com o porta-voz da Oncor, Chris Schein, em programas piloto os moradores já reduziram de 6% a 10% suas contas de eletricidade. Segundo ele, na Suíça os monitores estão ajudando as pessoas a economizarem até 22%.

(Foto de capa de Zbynek Burival via Unsplash)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog