Ecoa compõe Frente Parlamentar de Defesa das Unidades de Conservação Ambiental do MS

3 minutos de leitura

A Ecoa participou da posse dos membros da Frente Parlamentar de Defesa das Unidades de Conservação (UC) Ambiental do Mato Grosso do Sul para o mandato de 2023 a 2026. A instituição será representada pelo diretor André Siqueira, com suplência da analista de conservação Fernanda Cano.

O objetivo da Frente é implantar um modelo sustentável de desenvolvimento econômico e social para as Unidades de Conservação Ambientais de Mato Grosso do Sul, potencializando a pesquisa, o turismo, o lazer, a produção local e a geração de emprego e renda.

As UC são espaços territoriais com recursos ambientais relevantes e limites definidos, legalmente instituídos pelo poder público, com o propósito de conservar a biodiversidade. 

Com o objetivo de preservação da natureza, as únicas atividades permitidas nesse tipo de UC são pesquisas científicas, ações educacionais e turismo. 

A atuação da Ecoa em Unidades de Conservação 

A Ecoa possui um longo histórico de atuação em Unidades de Conservação, trabalhando inclusive para promover a criação de algumas delas, como o Parque Estadual Matas do Segredo, em Campo Grande (MS), e do Parque Nacional da Serra Bodoquena, em Bonito (MS).  

A organização realiza há anos um amplo trabalho na Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra, localizada em Ladário (MS), sendo parte do Grupo Gestor da APA. Além disso, possui um amplo trabalho de fortalecimento do Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense. 

A organização também realiza projetos dentro de UCs em busca da conservação e restauração da biodiversidade no Pantanal.  

O primeiro deles é o projeto “Restauração estratégica e participativa no Pantanal: APA Baía Negra”, que teve início em 2021 e é coordenado por André Luiz Siqueira, diretor da Ecoa e mestre em Estudos Fronteiriços, com o apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). 

Outro é o projeto “Restauracción”, desenvolvido na Paisagem Modelo Pantanal na região de Corumbá (MS). Dentro da área da Paisagem Modelo Pantanal existem duas Unidades de Conservação: a APA Baía Negra e o Parque Natural Municipal de Piraputangas. A Paisagem Modelo é uma metodologia para integrar diferentes grupos de uma região em para promover o manejo sustentável do território. O projeto, que iniciou no final de 2022, é coordenado pelo diretor da Ecoa e doutor em Ecologia e Conservação André Nunes. 

 

Talita Oliveira

Jornalista do Núcleo de Comunicação da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Pantanal

O Pantanal é reconhecidamente uma parte do Planeta com características especiais e particulares, características essas que