Em memória de Glenn Switkes, um defensor dos rios vivos da América Latina

3 minutos de leitura

Texto originalmente publicado em: 09/02/10

Em 1983, Glenn foi co-produtor do documentário “The Four Corners – A National Sacrifice Area?”, sobre a mineração de urânio e carvão assim como a extração de óleo de rochas betuminosas, em áreas dos indígenas Hopi e Navajo.

Neste trabalho premiado, Glenn Switkes já mostrou o compromisso que marcaria sua vida: ele era um aliado incondicional das comunidades ameaçadas pelo modelo de crescimento predador que está acabando com nosso planeta.

Com Monti Aguirre, ele fez o documentário “Amazonia: Voices From the Rainforest” (1991), considerado pelo Washington Post como uma “advertência global sutil”.

– Permite que muitas vozes sejam ouvidas, não somente os explorados e os exploradores mas, com mais sutileza e maior eloqüência, a floresta amazônica em si – assinalou o jornal.

Este filme foi apoiado pela Rainforest Action Network, para a qual Glenn coordenou a campanha contra a exploração de petróleo na Amazônia Ocidental, antes de entrar na International Rivers, em 1994.

Na sua primeira luta no Brasil, Glenn se dedicou a articular a resistência contra a hidrovia Paraguai-Paraná que pretendia abrir um canal de navegação através da segunda maior bacia hidrográfica da América Latina, com potenciais danos ao meio ambiente, em especial ao Pantanal.

Desde então, trabalhava incansavelmente contra a construção de barragens na Amazônia e Patagônia Chilena, pesquisando, articulando e mobilizando apoio para as comunidades atingidas.

 


“Glenn é  uma das  pessoas mais integras que conheci e, com certeza, um dos maiores ecologistas e lutadores pelos rios do Planeta. Jornalista e cineasta com produção sobre a  Amazônia, é o representante da International Rivers no Brasil. Sua capacidade de trabalho focado e com resultados é uma de suas grandes marcas. Navegamos pelo Pantanal mais de uma vez. Foi um dos esteios da campanha contra a destrutiva Hidrovia Paraná Paraguai, principalmente na divulgação nacional e internacional. Sempre o considerei como um dos meus professores. “

 

Depoimento de Alcides Faria, diretor executivo da Ecoa.


Saiba mais sobre o trabalho o ambientalista nos endereços abaixo:

 

http://www.internationalrivers.org/portugues

http://www.internationalrivers.org/en/blog/glenn-switkes

http://www.ecodebate.com.br/2009/12/22/nota-de-pesar-morre-ambientalista-e-diretor-da-international-rivers-glenn-switkes/
 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog