///////

Fogo controlado e mais de 700 hectares queimados em Bonito

2 minutos de leitura
Incêndio no banhado do rio Formoso (Imagem: Guilherme Dalponti/Fundação Neotrópica do Brasil).

Após 4 dias de incêndio às margens do rio Formoso, no município de Bonito (MS), imagens de satélite indicam que mais de 700 hectares foram queimados. O rio Formoso é um valioso atrativo turístico da região por suas cachoeiras e água verde azulada. Além da importância para o turismo, o Formoso abastece o Pantanal, sendo, portanto, um importante componente da Bacio do Rio Paraguai. Vale ressaltar que os rios conectam os biomas pantaneiro e da Serra da Bodoquena e têm nas suas bordas uma cobertura vegetal de grande biodiversidade.

Os banhados de Bonito são fundamentais para a manutenção da qualidade da águas,  funcionando como filtros de sedimentos e regulando o fluxo dos rios. Além disso, são abrigos da vida silvestre.

O Corpo de Bombeiros, que dede segunda-feira, estava combatendo o fogo, consegui controlá-lo e agora segue monitorando na região.

 

Incêndio no banhado do rio Formoso em Bonito (MS) (Imagem: Guilherme Dalponti/Fundação Neotrópica do Brasil).

Com o tempo seco e o calor intenso, o perído é de alerta. O Informativo de incêndios florestais elaborado pelo Cemtec/MS, aponta que a área queimada na rede do Amolar, considerada área protegida, cresceu 100%, passando de 25 hectares queimados em 2022, para 2.150 até setembro deste ano. Em unidades de conservação e terras indígenas houve queda na área queimada neste ano, comparado a 2022.

*Com informações de Guilherme Dalponti- Fundação Neotrópica do Brasil e jornal MidiaMax.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog