//////

Porto da Manga terá Museu e novas casas para população

2 minutos de leitura

Uma das casas mais conhecida historicamente na região da Estrada Parque Pantanal construída por Marechal Cândido Rondon no final do século XIX será reformada e transformada em ponto turístico na região – o Museu do Rondon, na comunidade de Porto da Manga.

O local possui forte significado histórico. Ali o desbravador Rondon construiu um posto de telegrafia em palafita que resiste até os dias de hoje. Abriu a Rodovia da Integração – único acesso de Corumbá para Campo Grande até 1986, quando foi inaugurada a BR-262.

Os moradores que residiam, há 30 anos, na casa de Rondon se mostram satisfeitos com o trabalho. Após todos esses anos, pela desocupação do local, a família receberá sua primeira casa própria, que também servirá como projeto piloto e modelo para a implementação de outras casas para a população de Porto da Manga, previstas no Plano de Manejo da Estrada Parque.

“É uma grande alegria de ter uma casa própria, sendo o local onde vivemos a tantos anos e temos uma história, sabendo que a Ecoa, o Governo do Estado e o Ministério da Integração articularam para que isso se tornasse realidade, uma casa como essa [a de Rondon] não pode deixar se acabar com o tempo”, relata Rosemeire Cruz de Souza, antiga moradora da casa e atual Presidente da Associação de Moradores do Porto da Manga.

A iniciativa é realizada em parceria entre o Governo Federal e o Governo Estadual de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura de MS, com o apoio de instituições locais, como a Ecoa, terá como funcionários os próprios moradores da comunidade.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog