energia solar telhados

A energia solar pode ser uma alterativa para a geração de energia sem tantos impactos ambientais, sociais e econômicos como as represas. Leia o material para entender mais sobre o potencial da energia solar e as polêmicas por trás do tema.

Publicado originalmente em 25 de fevereiro de 2019 

Energia Democrática

Em 2018, a adesão aos geradores domésticos – placas solares instaladas nos telhados de imóveis residenciais que convertem a luz solar em energia elétrica – subiu surpreendentes 350% no Brasil. É fácil entender o porquê. O país possui um alto índice de irradiação solar e ainda não arrecada impostos sobre essa produção domiciliar de energia, chamada de geração distribuída. Isso significa que após o período de recuperação de investimento – de 3 a 7 anos – a energia derivada dos painéis solares se torna praticamente gratuita.

Fonte: Solar Strom
Sistema de geração distribuída. Fonte: Solar Strom

Benefícios vão além do telhado

Além disso seu impacto ambiental é muito reduzido em relação à outras fontes como os combustíveis fósseis e as hidrelétricas. A energia solar pode ser também um importante instrumento na redução de emissões de gases de efeito estufa.

LEIA MAIS – Custos sociais e ambientais de usinas hidrelétricas são subestimados, aponta estudo

Energia Polêmica

A notícia não foi bem recebida pelas concessionárias de energia elétrica que criticam os subsídios de estímulo para este novo mercado. A queda na arrecadação das distribuidoras há tempos gera discussões. O principal argumento deste grupo é que a queda na receita e a elevação de custos para adequar a rede pode elevar as tarifas para os usuários que não produzem e consomem a própria energia.

Uma análise do Ilumina (Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Elétrico) traz uma perspectiva bastante diferente. A energia não fornecida pelas concessionárias deve incorrer na economia de água para os sistemas de reservatórios de hidrelétricas e usinas térmicas precisam gerar menos energia. Isso significa que “um consumidor com fotovoltaicas no atual cenário brasileiro alivia custos para outros consumidores que não têm telhado”.

Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) discute alternativas de como limitar a economia desse sistema. Atualmente o abatimento se dá no valor geral da conta de luz e não apenas sobre a tarifa de energia. Dessa forma a economia do consumidor que gera energia em casa pode chegar a 95%.

Potencial da Energia Solar

Dados da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) indicam que a geração de energia solar em telhados responde a apenas 1% da geração elétrica anual do país, mas poderia chegar a 50%. Caso o aumento das tarifas, previsto para 2020 – válido para novas conexões -, ocorra a transição e avanço para fontes de energia limpas no país poderá ser desestimulado. Rodrigo Sauaia, presidente da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), aponta que o foco da discussão não deve ser a saúde financeira das distribuidoras.

LEIA MAIS – 48% da energia do país virá de fontes limpas e renováveis até 2040

 

Com informações dos portais Olhar DiretoFolha de S. Paulo e Clube de Engenharia.

2 Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog