///////

Equipamentos de energia solar ficaram 30% mais baratos no último ano

2 minutos de leitura
Fonte: Ambiente e Energia

Via Canal Energia

Um levantamento do Portal Solar constatou redução significativa de preços nos projetos de geração distribuída no último ano. O valor dos equipamentos caiu 30%, enquanto o serviço de instalação teve redução de 40%. Além disso, o interesse do consumidor por sistemas fotovoltaicos dobrou nos últimos 12 meses, o número de instalações também aumentou, o que contribuiu para a queda dos preços.

Essa estimativa é do CEO do Portal Solar, Rodolfo Meyer. Um dos motivos dessa redução do custo passa pelo aumento da oferta dos painéis solares pelo mercado chinês, que hoje é responsável pela produção de 80% desses equipamentos. Além disso, as altas tarifas das distribuidoras e a possibilidade da venda direta ajudaram a despertar o interesse do consumidor em gerar a própria energia. A retração, apontou, teve como consequência um retorno financeiro na faixa de 20% a 30% ao ano, sendo mais rentável que o CDB ou poupança.

No modelo de venda direta da empresa, explicou, o cliente final paga o equipamento para o portal enquanto o serviço de engenharia e a instalação para a empresa que realizará o serviço. Segundo Meyer, a vantagem desse sistema de cobrança é que não ocorre tributação dupla do equipamento e permite que as empresas instaladoras possam operar sem estoque, no modelo just in time.

Foto de capa: Divulgação/Ambiente e Energia

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog