Eventos Climáticos Extremos Publicação

Por Alcides Faria

Este texto é baseado em várias publicações e assentado em conhecimentos sobre territórios alcançados por estudos e práticas de organizações como a coalizão internacional Rios Vivos, a Rede Pantanal e a Ecoa, afora permanente interação com pesquisadores de diferentes instituições. Está em construção e o propósito é contribuir para entender o uso de bens naturais, como a água e solos, a partir de unidades ambientais e seus elementos. O ponto de partida para a busca de informações foi a sobre as consequências da seca de 2014/15 na bacia do rio Tietê, em São Paulo, que afetou pesadamente a economia e vida das pessoas, levando a disputas pelo uso da água.

A abordagem é feita país a país e, ao final, é apresentado o caso da Geada Negra, de 1975, que dizimou os cafezais do Paraná e onde é hoje o Mato Grosso do Sul, provocando mudanças radicais na economia, abrindo caminho para o atual modelo baseado no milho, soja e na pecuária. Ao final, algumas anotações e as consequências ambientais do atual modo dos bens naturais.

Acesse aqui a publicação.

Iasmim Amiden

Jornalista e Coordenadora do Programa Oásis da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Pantanal

O Pantanal é reconhecidamente uma parte do Planeta com características especiais e particulares, características essas que