///

Ecoa lamenta falecimento do pesquisador Fábio Galvani

3 minutos de leitura
Créditos: Embrapa Pantanal

No último sábado (22), faleceu Fábio Galvani, pesquisador da Embrapa Pantanal e um grande parceiro da Ecoa. Seu trabalho trouxe imensa contribuição para a cadeia da bocaiuva e beneficiou o trabalho desenvolvido por extrativistas de comunidades tradicionais no Mato Grosso do Sul.

A pesquisa de Fábio foi fundamental para determinar o vasto potencial do fruto nativo do Pantanal, suas propriedades nutricionais e técnicas alternativas de aproveitamento. O pesquisador defendia também o fortalecimento e desenvolvimento da cadeia de forma sustentável para que fosse possível alcançar o maior aproveitamento dos potenciais do fruto. 

No projeto ‘Desenvolvimento tecnológico do sistema produtivo sustentável da macaúba (Acrocomia aculeata) no Pantanal do Mato Grosso do Sul’, coordenado pelo pesquisador, foi possível desenvolver tecnologias que contribuíssem para o aproveitamento sustentável do fruto e ajustar protocolos de processamento. Os conhecimentos foram aplicados na comunidade Antonio Maria Coelho, em Corumbá (MS), que atualmente é referência no processamento e comercialização de produtos derivados da bocaiuva.

Comunidade centenária Antonio Maria Coelho é referência na produção derivada da bocaiuva (Créditos: Alíria Aristides – Arquivo Ecoa)

Fábio também coordenou a aquisição de equipamentos, em concessão com a Embrapa, destinados para a comunidade tradicional. Os equipamentos, como o modelo de secadora utilizado até hoje, modernizou a produção e permitiu maior qualidade no trabalho desenvolvido pelos extrativistas. Por meio da sua dedicação ao estudo da cadeia da bocaiuva, o pesquisador também transformou vidas.

 

Conheça mais sobre o inestimável trabalho desenvolvido por Fábio Galvani: 

Processo de Secagem de frutos de Bocaiuva visando seu Beneficiamento Mecânico

Comparação das propriedades químicas e do perfil lipídico das farinhas de bocaiuva despolpada de forma manual e mecânica

Secagem de amêndoa de bocaiuva visando a extração mecânica de óleo

Custeio e investimento do sistema artesanal de produção da farinha de bocaiuva

Segurança alimentar para comunidades ribeirinhas do Pantanal: boas práticas e uso de alimentos vegetais

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog