/

Flores e abelhas – assim elas conversam

2 minutos de leitura
Flor de guavira. Foto: Alcides Faria

Eletricidade, a chave da troca – adquirem carga positiva e as flores têm carga negativa pela conexão da árvore com a terra.

Experimento demonstra os campos elétricos nas flores. O que acontece entre abelhas e flores? Abaixo, visualização experimental do campo elétrico floral usando pó eletrostático.

Material distribuído sob os termos da Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0).

As flores são mostradas antes (esquerda) e depois (direita) do pó colorido carregado positivamente (azul ou amarelo na imagem inferior).

Os gêneros mostrados são a)Lilium, b)Gerbera, c)Narcissus, d)Bergenia e e)Petunia.

A deposição de pó heterogêneo revela diferenças espaciais de carga na flor, com níveis mais altos de deposição correspondendo a pontos de maior densidade de carga negativa na flor.

O principal determinante da forma e da força do campo elétrico floral é a geometria da flor. As flores foram conectadas a aterramento elétrico.

Como acontece?

As flores são eletricamente conectadas à terra e adquirem carga negativa por indução eletrostática. As abelhas adquirem uma carga positiva ao voarem.

A carga positiva da superfície corporal da abelha facilita a polinização, pois as flores são carregadas negativamente. A atração do pólen pelas abelhas ocorre graças à polaridade oposta, fazendo com que ele se mova contra as forças gravitacionais da Terra, grudando na superfície da abelhas, alojado em seus pelos corporais.

Site original (com tradução livre e adaptada): https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC5599473

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog