///

Focos de calor no Pantanal – primeira quinzena de Agosto

3 minutos de leitura
Mapa realizado pelo biólogo da Ecoa Thiago Miguel Oliveira Saiefert. Agosto de 2021.

Desde o início do mês de agosto até o dia 10, a densidade dos focos de calor (foram identidicados 202) tem se concentrado na porção sul do Pantanal, próximo à região do Nabileque (no Carandazal, por exemplo), próximo à reserva Kadiweu, em Porto Murtinho (Mato Grosso do Sul) e na aldeia Lalima, que fica no município de Miranda (MS). 

Mapa desenvolvido pelo biólogo da Ecoa Thiago Miguel Oliveira Saiefert, com base em dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Agosto de 2021.

Segundo André Siqueira, diretor presidente da Ecoa, há focos de calor no Sul do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, em direção a Porto Murtinho e Jardim (MS). Os incêndios já consumiram 4 mil hectares.

A Fundação Neotrópica do Brasil, com sede em Bonito (MS), está acompanhando de perto os incêndios que estão consumindo o Parque Nacional da Serra da Bodoquena. O combate está sendo feito por uma equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), sendo 14 integrantes de Mato Grosso do Sul e 17 que vieram da Brigada Nacional Wellington Peres, de Brasília.

Fundação Neotrópica do Brasil acompanha de perto o combate aos incêndios no Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Foto: Letícia Ávila – Fundação Neotrópica do Brasil.
Fundação Neotrópica do Brasil acompanha de perto o combate aos incêndios no Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Foto: Letícia Ávila – Fundação Neotrópica do Brasil.

Nas próximas semanas, a Ecoa em parceria com a WWF e com o Prefogo/Ibama irá treinar sete novas brigadas comunitárias, duas delas em reservas indígenas. Essas novas equipes devem se somar às 13 brigadas formadas e treinadas anteriormente.

 

_____________________________________

Precisamos muito do seu apoio para o trabalho de defesa do Pantanal, na conservação e busca do desenvolvimento sustentável. Em 2020, muitos ajudaram a Ecoa a estar na linha de frente contra os incêndios, por exemplo. Esperamos contar com você. www.ecoa.org.br/apoie

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog