///

Do início do ano até agora, foram detectados 3092 focos de calor no Pantanal

2 minutos de leitura
Mapa desenvolvido por Thiago Miguel Oliveira Saiefert, com base em dados obtidos no Intituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Mapa desenvolvido pelo biólogo da Ecoa, Thiago Miguel Oliveira Saiefert, com base em dados obtidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, demonstra que do começo do ano até agora, foram registrados 3092 focos de calor no Pantanal. Desses 3092, 3034 são categorizados como de risco médio, alto ou crítico de incêndio florestal.

Mapa desenvolvido por Thiago Miguel Oliveira Saiefert, com base em dados obtidos no Intituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Pelo mapa, é possível ver que os números de focos aumentam muito a partir do mês de junho. Com as temperaturas altas (que superam os 40 graus) e o tempo seco (umidade de deserto que chega a 10%), o alastramento do fogo fica mais intenso. A Ecoa emitiu alertas para o Pantanal no mês de agosto, com dados do Metsul (site especializado em metereologia), que foram veiculados no site da organização e em suas redes sociais.

Corpo de Bombeiros e brigadas treinadas pelo Prevfogo/Ibama, além daquelas formadas pela Ecoa, lutam para combater o fogo na região.

Na semana passada, a Ecoa entregou equipamentos como bombas costais, pinga fogo, sopradores e uniformes para combate, para as brigadas comunitárias indígenas Mãe Terra e Lalima, que estão localizadas no município de Miranda (Mato Grosso do Sul).

Continuamos atentos aos focos de calor no Pantanal e em contato com as brigadas comunitárias.

 

______________________________________

Precisamos muito do seu apoio para o trabalho de defesa do Pantanal, na conservação e busca do desenvolvimento sustentável. Em 2020, muitos ajudaram a Ecoa a estar na linha de frente contra os incêndios, por exemplo. Esperamos contar com você. www.ecoa.org.br/apoie

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog