Focos de incêndio no Parque Nacional do Pantanal, MT. Brigadistas do ICMBio na luta para que o fogo não atravesse o rio São Lourenço para o MS.

2 minutos de leitura
Imagem: Firms/NASA

A comunidade da Barra do rio São Lourenço (MS) está em alerta. A área localiza-se, aproximadamente, há 210 quilômetros, via Rio Paraguai,  de Corumbá. 

Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (Parna)

Imagem aérea do PARNA. Acervo Ecoa

O Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (Parna) foi criado em 1981, pelo Decreto nº 86.392, de 24 de setembro de 1981, com área de 135.000 ha. Seu portão de entrada está localizado no município de Poconé, a 102 km da capital do estado do Mato Grosso, Cuiabá. A sede fica em um platô – a salvo de inundações – e conta com instalações administrativas, como escritórios e residências funcionais, assim como embarcações para transporte de servidores e para as atividades de proteção ambiental, mas não tem Centro de Visitantes.

A atividade principal de visitação é a Observação Embarcada de animais. As áreas para visitação são restritas a grupos pequenos e acompanhados de condutores cadastrados. As normas de conduta devem ser respeitadas para proporcionar a preservação das características naturais e também melhor qualidade dos passeios para os visitantes.

Há 18 anos a Ecoa atua na região próxima ao Parque, desenvolvendo pesquisas científicas – que possam subsidiar políticas públicas – e projetos para a conservação ambiental e desenvolvimento das comunidades.  

Luciana Scanoni

Antropóloga e coordenadora do Núcleo de Comunicação da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog