///

Fogo atinge unidades de conservação no Pantanal

1 min de leitura
Foto: FIRMS/NASA

Várias regiões do Pantanal estão sofrendo com incêndios em pleno dezembro, mês normalmente de chuvas. Cenário ilustra crise climática aguda na região e que 2023 pode ser um ano difícil, com ocorrência de novos incêndios.

O Parque Nacional do Pantanal é um dos locais que vem sofrendo com incêndios nos últimos dias. O combate ao fogo está sendo realizado pela brigada do ICMBio.

Outra região com focos ativos é a Área de Proteção Ambiental Baia Negra, em Ladário, MS. Já há alguns dias, a Brigada Pantanal do Prevfogo e a Brigada Voluntária local combatem os incêndios.

Imagens de satélite da NASA mostram a existência pontos de fogo na região da divisa entre MS e MT.

Foto: FIRMS/NASA

Esses focos são considerados incêndios de turfa, um dos mais difíceis de se combater.

Turfa é um tipo de material orgânico resultante da decomposição da vegetação que se acumula no solo e pode alcançar vários metros de profundidade, tornando-se altamente inflamável.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

O Pantanal e as onças. O que fica claro nas entrevistas de pesquisadores sobre as onças no Pantanal e o ataque ao senhor Jorge, caseiro de pousada nas margens do rio Aquidauana (MS), é que são necessárias novas pesquisas sobre a a fauna região, pois tempos de eventos climáticos extremos, como as grandes secas de 2020 e a de 2024, certamente provocam alterações profundas nos ecossistemas que dão suporte aos animais. Em 2021 as onças devoraram todos os cachorros das famílias que vivem ao longo do rio Paraguai e invadiram casas e agora, em 2025, chegam informações, através de nossas redes, de que em algumas regiões voltam a atacar cachorros. (Alcides Faria)