///

Fracking: Além de prejuízos a saúde e ambiente, ameaças à propriedade privada

2 minutos de leitura
Juliano Bueno de Araújo - COESUS

Conhecer para combater: Juliano Bueno Araújo, coordenador e fundador da COESUS (Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida), esclareceu a um público de mais de mil pessoas os principais impactos socioambientais causados pelos métodos de extração de óleo e gás de xisto durante o seminário “Riscos da Extração do Óleo e Gás de Xisto”.

Juliano Bueno de Araújo - COESUS
Juliano Bueno de Araújo – COESUS

O evento promovido pelas entidades Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida (COESUS), 350.org Brasil, Instituto Internacional Arayara e Associação de Proteção da Bacia do Rio São João e da Bacia do Rio Papanduva (PRORIOS), aconteceu no dia 18 de março de 2019, na cidade de Papanduva (SC).

Desapropriação de terras: Além dos já bastante discutidos impactos sobre a saúde humana, perda da qualidade da água e dos ambientes em que são instaladas operações de fracking, Araújo alertou os presentes sobre os riscos às questões econômicas e de desapropriação de terras de produtores rurais. A luta contra a implantação de empreendimentos de fracking na localidade, e nas cidades do entorno, conta com apoio de políticos locais, entidades religiosas e Ministério Público.

Além do seminário equipes da COESUS, Arayara e 350.org realizaram visitas in loco em áreas de Papanduva requeridas por empreendimentos de fracking. O que puderam constatar foi uma grande vulnerabilidade das comunidades às grandes empresas e suas ideias desastrosas de progresso.

Com informações da 350.org

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog