//

Fundo de pensão da Noruega exclui a Vale de seus investimentos

1 min de leitura

Via Climainfo

O fundo KLP (Kommunal Landspensjonskasse), da Noruega, anunciou que, após três meses de discussões e monitoramento, decidiu excluir a Vale do Rio Doce de seu portfólio de investimentos por conta do desastre na barragem de rejeitos de Brumadinho. Em fevereiro, o KLP já tinha avisado que acompanharia de perto os acontecimentos. Na época, Jeanett Bergan, chefe de investimentos responsáveis do Fundo, avisou que o risco de violações das suas diretrizes de investimentos responsáveis poderia levar o Fundo a se desfazer de ações e investimentos. Foi o que aconteceu na semana passada.

Em tempo: o KLP não é o ‘trilionário’ Fundo de Pensão do Governo da Noruega cujos recursos vêm da exploração de petróleo.

No Pantanal, a Vale explora minério de ferro na morraria do Urucum, localizado na zona rural do município de Corumbá.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Folha de São Paulo “Entidades setoriais e donas de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) têm intensificado o contato com parlamentares para derrubar os vetos do presidente Lula a artigos da lei das eólicas offshore. Esses artigos preveem a contratação obrigatória dessa fonte de energia por parte do governo, independentemente de haver demanda da iniciativa privada. Lula vetou a contratação de 4,9 GW (gigawatts) de PCHs em janeiro, mas esse veto será analisado neste mês –com reais possibilidades de ele ser derrubado. O artigo também prevê a contratação compulsória de usinas termelétricas movidas a gás e a carvão.” Anotando; 4,9 GW é uma barbaridade. Nessa toada a área de energia vai no caminho da desestruturação.