G1 – Morcegos, mamíferos injustiçados

7 minutos de leitura

Por Luciano Lima, Terra da Gente.

A coluna “Histórias Naturais” dessa semana traz à tona um debate interessante: por que boa parte das pessoas não gosta dos morcegos? Com dados sobre as espécies e esclarecimentos de “famas” errôneas sobre elas, o biólogo Luciano Lima dá uma aula sobre como a informação pode ser uma aliada da conservação e como há beleza em todos os seres da nossa biodiversidade.

Já escrevi aqui no “Histórias Naturais” que, quando o assunto é biodiversidade, o Brasil ganha sempre de goleada.Para cada espécie de mamífero da Alemanha, existem sete no Brasil!Nosso país é o segundo do mundo em riqueza de “bichos de pelo”, ficando atrás apenas da Indonésia, mas por uma diferença bem pequena – nós com 762 e eles com 773 espécies. Sei que as opções são muitas, mas se eu pedir para você citar uma espécie de mamífero brasileiro, de qual animal você lembraria?

Imagino que muita gente citaria a onça-pintada, outros o mico-leão-dourado, alguns a anta ou quem sabe o lobo-guará? Difícil saber que mamífero brasileiro caminha mais pela mente das pessoas, mas me arrisco a dizer que nenhum deles seria um mamífero voador. Só mesmo um mastozoólogo bem nerd (mastozoólogo é quem estuda mamíferos) se lembraria de alguma espécie de morcego. Eis a primeira de algumas injustiças que evocarei ao longo desse texto: esquecer dos morcegos não é justo! Praticamente uma em cada quatro espécies de mamíferos brasileiros é um morcego.

Imagem de capa: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog