G1 – Nível do Rio Paraguai em Cáceres (MT) chega a 1,08 m e é o menor desde 1965

2 minutos de leitura

Por G1.

O nível do Rio Paraguai, em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, chegou a 1,08 m, conforme registro feito pela estação de monitoramento hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), no último domingo (6). Essa é a menor cota registrada nesta época do ano desde 1965, quando a estação começou a operar na região.

De acordo com o SGB, a cota mínima referente era de 1,50 m.

O declínio dos níveis da bacia começou em abril, com o fim precoce da estação chuvosa no Pantanal.

A entidade que monitora a região disse durante uma reunião da Sala de Crise do Pantanal, nessa segunda-feira (7), que há a possibilidade do rio alcançar o nível mínimo de -40cm em outubro deste ano.

A previsão é baseada nos anos em que a bacia apresentou uma situação parecida com a atual, no entanto, as condições dependem de como e quando será o período chuvoso. Nos anos mais secos, segundo o SGB, a seca costuma terminar entre final de setembro e meados de outubro.

Conforme o último Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Rio Paraguai, publicado no dia 4 deste mês, o nível da bacia ficou estável somente na estação fluviométrica de Bela Vista do Norte. Nas demais estações, incluindo a de Cáceres, o rio manteve a tendência de declínio – como mostra a tabela acima.

Estiagem intensa

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que a região do Pantanal teve precipitações abaixo da média no último trimestre. Em maio, além da pouca chuva, as temperaturas na região estiveram acima do esperado.

O acumulado mensal de chuvas ficou abaixo da média na bacia do Alto Paraguai, onde a climatologia é de 60mm e o acumulado ficou entre 20 e 30 mm.

 

Foto de capa: Ronivon Barros.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog