//

Governo de Mato Grosso do Sul propõe operação para salvar rios de Bonito

3 minutos de leitura

Rios em risco: Um dos principais cartões postais do Brasil, conhecida por suas águas cristalinas, a cidade de Bonito (MS), tem apresentado turvamento de seus rios. Desde 2016, denúncias da população tem chamado a atenção das autoridades. O turismo na região gera, pelo menos, 2000 empregos formais diretos – dados do Inventário Turístico de Bonito e Região 2015/2016. Diante da situação, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul destinou fundos e propôs medidas para salvar a águas de Bonito.

De acordo com o secretário Jaime Verruck, titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), o foco está na preservação do Rio Formoso e do Rio Prata, símbolos da cidade turística.

Patrulha mecanizada: O secretário explica que será criada uma patrulha mecanizada ambiental, para resolver o turvamento causado pelos resíduo gerados pelas estradas – pavimentadas e não pavimentadas. A patrulha será coordenada pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e executará os trabalhos junto à Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) e governos municipais.

Conversão do solo: A expansão da soja na região é um fator de grande impacto para o turvamento, assoreamento e possíveis riscos de contaminação das águas. Uma Câmara Técnica foi criada pela Semagro, para avaliar projetos de conversão de solo e produtores que não tem projetos.

Uma audiência pública de conciliação com 11 produtores rurais, que contribuíram para os danos causados aos rios, liberou os responsáveis do do pagamento de multas, com a obrigação de que recuperem as áreas que degradaram.

Outras ações, como descarte de lixo nos rios, ocupações irregulares e a recuperação de uma Área de Preservação Permanente – APP, também estão sendo discutidas pelo Governo Estadual.

Com informações do do site Bonito Informa.

Foto de Capa: Via Blog ‘Em algum lugar do mundo’.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog