Rio Formoso fica desprotegido após decreto do município de Bonito (MS)

2 minutos de leitura

“Fica revogado o Decreto nº 38, de 07 de março de 2018.”, é o que foi publicado no decreto número 85, da Procuradoria Municipal de Bonito, publicado no Diário Oficial da Associação de Municípios de Mato Grosso do Sul, no dia 7 de abril de 2021.

O Decreto número 38 declara como “área de interesse social as margens direita e esquerda do Rio Formoso, desde a nascente até a sua foz no Rio Miranda.”. Declara também que, no Rio Formoso, “fica proibida a retirada de água em escala mecânica ou por gravidade, bem como desvio para qualquer fim de utilização, inclusive para abastecimento urbano, bem como a formação de lagoas artificiais”.

Sem esse decreto, o Rio Formoso fica desprotegido.

Um grupo de ambientalistas, dentre eles a Rede Pantanal, Coalizão pela Proteção Permanente de Rios no Brasil, Observatório Bodoquena, entre outros, é contrário ao novo decreto, acreditam que é preciso preservar a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos da região, bem como manter o emprego das famílias que vivem direta ou indiretamente do turismo no rio Formoso.

ATUALIZAÇÃO:

Na mesma data de publicação desta matéria, 9 de abril de 2021,  poucas horas depois, foi publicado no diário oficial da Prefeitura Municipal de Bonito, um novo decreto que revoga o decreto nº 85, assinado pelo Prefeito Josmail Rodrigues.

 

Crédito da imagem: Campo Grande News.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog