/////

Hidrovia Paraná Paraguai: Licença Prévia para a destruição

2 minutos de leitura
Foto: Observatorio Pantanal.

Por Paula Isla Martins, pesquisadora da Ecoa

Apesar de votos contrários da sociedade civil, o Conselho Estadual de Meio Ambiente aprovou ontem a Licença Prévia do Porto Paratudal, na região do Tramo Norte do rio Paraguai, em Cáceres (MT). Junto com os portos Barranco Vermelho e Porto Paraíso, o porto recém aprovado deve empurrar mais dragagens para conectar Tramo Norte ao Tramo Sul e viabilizar por etapas a Hidrovia Paraguai Paraná.

A Hidrovia, como já demonstrado, é inviável ambiental, econômica e socialmente.

Durante a reunião para aprovar a instalação do porto, membros da Rede Pantanal se manifestaram contra a emissão da Licença Prévia. Herman do Instituto Caracol e membro da coordenação da Rede pontuou impactos que a navegação tinha na reprodução dos peixes migradores. Ele explicou que com esse aumento da navegação suas gônadas sexuais amadurecem e caem, prejudicando a reprodução das espécies. Herman ainda destacou que após minuciosa análise no EIA/RIMA encontrou plágios, que classifica como “inadmissível em um processo como aquele, pois é crime”.

A doutora Mariana Barboza, na ocasião como representante suplente da Associação Sociocultural e Ambiental Fé e Vida, chamou a atenção para a ausência de consulta livre, prévia e informada às comunidades tradicionais de pescadores da região, exigindo que os direitos dessas pessoas sejam respeitadas.

Apesar das manifestações contrárias, os representantes de organizações ambientais e sociais foram voto vencido e a licença prévia foi aprovada pelo CONSEMA. Mais um passo dos defensores desse desastre que precisam ser contidos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog