O que é dragagem e como isso ameaça o Pantanal?

2 minutos de leitura
1
Foto: Shutterstock

Entre as obras pesadas exigidas para instalação do megaprojeto da Hidrovia Paraná-Paraguai, é necessário fazer o uso da dragagem. O intuito é aprofundar o leito do rio Paraguai e assim permitir a passagem de grandes embarcações. Esse tipo de procedimento ameaça a vida na região pantaneira. Para entender o que é uma dragagem e seus impactos, preparamos esse material. 

O que é uma dragagem? 

É um procedimento para retirar materiais e sedimentos do leito de rios. Há propósitos diferentes em cada tipo de dragagem. Pode ser para aprofundar canais de navegação para a utilização de embarcações maiores, realizar manutenção para restabelecer as condições originais do local, explorar minérios ou recuperar o ambiente.

Quais os tipos de dragagem e dragas?

Há quatro tipos de dragagem: aprofundamento, manutenção, mineração e recuperação. Além disso existem diferentes dragas (equipamento utilizado para a remoção dos materiais), podendo ser mecânica, hidráulica ou sucção.

Quais os problemas causados?

A dragagem causa impactos ambientais diretos e indiretos para a fauna e flora. Pode diretamente afetar ou eliminar habitats e organismos, além de alterar a dinâmica, salinidade e turbidez das águas. Outro problema é o descarte do material dragado que pode gerar contaminação.

Indiretamente, o procedimento impacta a vida da população local, já que pode alterar a dinâmica do rio e afetar a fonte de renda dessas populações.

Qual o impacto para o Pantanal? 

A dragagem no Pantanal afeta o pulso de inundação da região, ou seja, a retirada de solo do leito do rio fará com que este não transborde, afetando assim a dinâmica do ecossistema da região. Sem o transbordar das águas, bacias e baías serão perdidas. A fauna, flora e as comunidades que tiram seu sustento do Pantanal serão prejudicadas. 

Veja também: Pantanal e a Hidrovia – engenheiros da UFPR/ITTI deveriam estudar

Raquel Alves

Jornalista do núcleo de comunicação da Ecoa e comunicadora do projeto restauracción

1 Comment

  1. Thank you for sharing superb informations. Your site is so cool. I am impressed by the details that you?¦ve on this site. It reveals how nicely you understand this subject. Bookmarked this web page, will come back for extra articles. You, my pal, ROCK! I found simply the info I already searched everywhere and just couldn’t come across. What a perfect web site.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog